quarta-feira, 13 de maio de 2015

Leitura(s)


 “Ler... Têm de reconhecer que há nisso qualquer coisa de especial, como se às vezes o que há de melhor nos seres humanos sejam as nossas palavras.
(Richard Zimler, "Ilha Teresa")

RICHARD ZIMLER na biblioteca da ESJE - hoje, 10.30


“A violência é o alimento e a bebida dos traiçoeiros.”

terça-feira, 12 de maio de 2015

SANTA JOANA, Princesa de Portugal

Hoje é feriado municipal em Aveiro. É dia de
SANTA JOANA, Princesa de Portugal.
n. 6 de Fevereiro de 1452, em Lisboa.
f. 12 de Maio de 1490, convento de Aveiro.
 
Lenda de Santa Joana Princesa

A princesa D. Joana, filha do rei Afonso V, revelou desde muito tenra idade uma grande vocação religiosa. Apesar de viver na corte afastava-se de festas e convívios, preferindo rezar e meditar. Dizia-se que D. Joana era muito bela mas, alegando a sua intenção de se tornar freira, recusava todos os pretendentes. Com a autorização real, entrou para vários conventos. O seu preferido era o de Jesus em Aveiro, onde queria professar. Mas a ideia não agradava nem ao rei nem ao povo.
Perante tanta discórdia D. Joana decidiu não professar, mas declarou que usaria o véu de noviça para sempre. Insistiu em ingressar no Convento de Jesus, vivendo na humildade e na pobreza e aplicando as rendas que possuía no socorro aos pobres. A sua caridade era tão grande que depressa ficou conhecida como santa. Um dia, a princesa adoeceu de peste e morreu em grande sofrimento. Quando o seu enterro passou pelos jardins do convento, as flores que ela havia tratado em vida caíam sobre o seu caixão prestando-lhe uma última homenagem. Este acontecimento foi considerado o primeiro milagre de Santa Joana Princesa. A partir de então, muitos outros lhe foram atribuídos e, duzentos anos depois, o Papa Inocêncio XII concedeu a beatificação a esta infanta de Portugal.
Infopédia

 

 

 

quinta-feira, 7 de maio de 2015

RICHARD ZIMLER




“Escrevo o que gostaria de ler” (Richard Zimler)
É  nosso convidado. Vai estar connosco dia 13 ,  às 10 horas, na biblioteca  da ESJE.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

CONCURSO

Queres que o próximo volume da coleção Olimpvs seja dedicado à tua escola?
O oitavo volume da coleção Olimpvs.net vai ser publicado no início do próximo ano letivo. Mas as autoras ainda não decidiram a que escola o vão dedicar.
Vai ao Facebook Olimpvs.net, deixa o teu gosto e uma mensagem com o nome da tua escola.
As autoras escolherão das três escolas a fazer mais gostos e a deixar mensagens mais interessantes aquela à qual farão uma dedicatória especial no novo livro.

PLANETÁRIO DO PORTO


IN dererumnatura.blogspot.com

terça-feira, 5 de maio de 2015

E porque hoje é Dia da Língua Portuguesa...
A portentosa voz de Camané para palavras de um Poeta Maior: Fernando Pessoa.
"À capela" - apenas a voz como instrumento!



► Camané empresta voz a palavras de Fernando Pessoa.
• Esta interpretação integrou uma série de 30 programas produzidos em 2009 para a "Casa Fernando Pessoa", no âmbito da comemoração dos 120 anos do nascimento do poeta. Todos filmados na "Casa Fernando Pessoa".
• Um vídeo de Elvis Veiguinha (vimeo.com/elvisveiguinha)

Lisboa - Poesia nos transportes para comemorar Língua Portuguesa

O Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) é assinalado hoje, em Lisboa, com a afixação de poemas de autores de Língua Portuguesa nos autocarros, metropolitano e barcos.

CULTURA
Poesia nos transportes para comemorar Língua Portuguesa

Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa



dialp_img03.jpg












Em 2015 as celebrações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, a 5 de maio, realizam-se em cerca de três dezenas de países, com o apoio ou por iniciativa da rede do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
Esta data comemorativa foi instituída a 20 de julho de 2009, por resolução da XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da organização, realizada na Cidade da Praia, Cabo Verde. Esta decisão fundamenta-se no facto de a língua portuguesa constituir, entre os povos da comunidade, “um vínculo histórico e um património comum resultantes de uma convivência multissecular que deve ser valorizada”.

http://blogue.rbe.mec.pt/dia-da-lingua-portuguesa-e-da-cultura-1820099