terça-feira, 17 de maio de 2016

A Biblioteca Escolar da ESJE  associou-se à Semana da Ciência e apresentou duas instalações alusivas ao tema das LEGUMINOSAS, uma vez que este ano é também o Ano Internacional das Leguminosas.
Como sabemos, as leguminosas são grão de vagem, muito nutritivos.
Eis algumas das suas caraterísticas nutricionais:

·         São ricas em hidratos de carbono de absorção lenta (7% ervilhas, favas e tremoço e 14-18% no feijão, grão e lentilhas cozidos) 
·         Contêm quantidades importantes de fibra alimentar (4-7% nas leguminosa cozidas)
·         Fornecem aproximadamente 10 % do seu peso em proteínas quando cozidas 
·         São fontes interessantes de vitaminas do complexo B (vitamina B1, B2, B3, B9)
·         Possuem quantidades apreciáveis de minerais (cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio) 
·         Ricas em fitoquímicos (compostos fenólicos) que podem ter benefícios para a saúde.


Devido ao seu elevado teor de fibra e de hidratos de carbono de absorção lenta as leguminosas são muito saciantes. Estas propriedades são também responsáveis pela manutenção dos níveis de açúcar no sangue dentro de valores normais após as refeições, tornando este grupo de alimentos indispensável a diabéticos. A fibra presente nas leguminosas também reduz o colesterol. 

Em exposição estiveram presentes vário tipos de leguminosas. A saber: favas, ervilha seca e fresca, grão-de-bico, feijão branco, feijão preto, feijão-manteiga, feijão-frade, chícharo, tremoço, lentilha verde e vermelha e feijão de soja. Na ocasião apresentaram-se também algumas receitas culinárias tendo por base as leguminosas.
A instalação revelou-se muito informativa para alguns alunos, pois nunca tinham visto tanta variedade de leguminosas, desconhecendo algumas delas.

Sem comentários:

Enviar um comentário