sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Dia da Livraria e do Livreiro


O cartaz para o Dia da Livraria e do Livreiro, que acontecerá a 30 de novembro. O blog com todas as informações sobre este Dia está aqui: http://diadalivrariaedolivreiro.wordpress.com/. Organização da Fundação José Saramago e do Encontro Livreiro.
(Cartaz de Jorge Silva/Silvadesigners)

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Concurso PORDATA/ RBE

Documentos PORDATA | RBE 2013-2014

PORDATA 2013
Está aberta a nova edição do concurso PORDATA/ RBE, uma iniciativa conjunta da Fundação Francisco Manuel dos Santos e da Rede de Bibliotecas Escolares, dirigida a alunos e professores do ensino secundário.
O envio de trabalhos decorre até 9 de maio de 2014, aconselhando-se a leitura do regulamento para mais informações a este respeito.
A finalidade do concurso é incentivar e propiciar que alguns conteúdos programáticos - de geografia, economia, matemática, filosofia ou outra disciplina – possam ser abordados de forma atraente e inovadora através da exploração pedagógica da PORDATA e promover, ao mesmo tempo, algumas literacias fundamentais do nosso tempo como a literacia digital, da informação e estatística.
O concurso deste ano segue, no essencial, o formato dos anteriores, embora com materiais de divulgação renovados e também novos documentos que ajudarão à seleção do tema e à elaboração dos trabalhos.
Os alunos autores dos melhores trabalhos serão distinguidos individualmente com a oferta de um IPAD.
Paralelamente ao concurso, são abertas as inscrições para a frequência de sessões de formação sobre a Pordata, prioritariamente destinadas a apoiar grupos de alunos/ professores interessados em participar no concurso.
Qualquer esclarecimento sobre a formação e/ou o concurso pode ser solicitado a  maria.toscano@mail-rbe.org.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Eduardo Lourenço galardoado com o Prémio Jacinto do Prado Coelho


O ensaísta Eduardo Lourenço venceu o prémio Jacinto do Prado Coelho pela obra "Tempo da música. Música do tempo", revelou hoje à Lusa fonte do Centro Português da Associação Internacional de Críticos Literários.
O prémio, no valor de cinco mil euros e que distingue ensaios literários, foi atribuído por unanimidade a Eduardo Lourenço, por uma obra, publicada em 2012, que reúne textos inéditos de Eduardo Lourenço seleccionados pela historiadora de arte e musicóloga Barbara Aniello.
O júri, composto por Clara Rocha, Maria João Reynaud e Teresa Martins Marques, justificou a escolha pela "qualidade indiscutível da obra, reconhecida por pessoas da área da literatura bem como da musicologia".
O prémio será entregue na quinta-feira, às 18h30, na Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa.
"Tempo da música. Música do tempo" reúne 212 reflexões (datadas entre 1948 e 2006) de Eduardo Lourenço sobre música, que estavam dispersas em folhas avulsas, em agendas de bolso, páginas soltas ou agrafadas, algumas encontradas dentro de livros, que Barbara Aniello foi juntando, inventariando e catalogando no espólio do ensaísta.
Numa reflexão, Eduardo Lourenço escreveu: "Certamente se um dia voltar para Deus, a nenhuma outra coisa o deverei senão a estas estradas de uma melancolia lancinante que, desde o canto gregoriano até Messiaen, devoram em mim o sentimento da realidade do mundo visível".

Foto: Nelson Garrido/Público

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Secundária José Estêvão é a 3.ª com melhor média

José Estêvão no terceiro lugar, com 11,59 valores de média
Jornalista: 
Ana Sofia Pinheiro
A Escola Secundária José Estêvão,de Aveiro, ocupa o terceiro lugar da listagem das escolas públicas com melhor média a nível nacional, estando no 25.º lugar do ranking geral (escolas públicas e privadas).
Com base nos valores avançados por aquele ranking da Agência Lusa e nos dados divulgados pelo Ministério da
Educação relativos a 2012/13,a média dos 611 exames realizados pelos alunos da Escola Secundária José Estêvão foi de 11,59 valores.
Os melhores classificados, de acordo com aquele ranking, são a Secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra (média de 11,79 valores em 774 exames realizados)e Escola Básica e Secundária Clara de Resende, no Porto (11,66 valores em 341 exames realizados).

domingo, 10 de novembro de 2013

ÁLVARO CUNHAL FARIA HOJE 100 ANOS


DIZEM ALGUNS 
Dizem alguns que tu foste uma lenda arrancada das páginas da história. Que a tua palavra ardia como uma tocha, às vezes como uma lança cravada na carne de ignomínia. Eu diria apenas que foste a encarnação dum sonho, o rosto humano da utopia. 
Albano Martins
desenho de Álvaro Siza Vieira

ÁLVARO CUNHAL, o escritor, o pintor

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

ALBERT CAMUS HOJE. 100 ANOS

Agradecemos a Cristina Carvalho o apontamento:

Passam hoje 100 anos sobre a data de nascimento de ALBERT CAMUS.
Recebeu o Prémio Nobel de Literatura aos 44 anos e aos 46 morre num desastre de automóvel, conduzido pelo seu editor Michel Gallimard

Excerto de uma carta escrita por A. Camus ao seu professor, no dia seguinte à entrega do prémio Nobel


Cher Monsieur Germain,

J'ai laissé s'éteindre un peu le bruit qui m'a entouré tous ces jours-ci avant de venir vous parler de tout mon cœur. On vient de me faire un bien trop grand honneur, que je n'ai ni recherché ni sollicité. Mais quand j'en ai appris la nouvelle, ma première pensée, après ma mère, a été pour vous. Sans vous, sans cette main affectueuse que vous avez tendue au petit enfant pauvre que j'étais, sans votre enseignement, et votre exemple, rien de tout cela ne serait arrivé. Je ne me fais pas un monde de cette sorte d'honneur. Mais celui-là est du moins une occasion pour vous dire ce que vous avez été, et êtes toujours pour moi, et pour vous assurer que vos efforts, votre travail et le cœur généreux que vous y mettiez sont toujours vivants chez un de vos petits écoliers qui, malgré l'âge, n'a pas cessé d'être votre reconnaissant élève. Je vous embrasse de toutes mes forces.

Albert Camus

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Hélia Correia ganha o Prémio PEN Club

 pelo seu livro "A Terceira Miséria".
 Hélia Correia


ONDJAKI, Prémio José Saramago 2013



Ondjaki venceu também este ano o Prémio Fundação Nacional do Livro Infantil  
O escritor angolano Ondjaki, de 36 anos, com o romance "Os transparentes", é o vencedor do Prémio José Saramago 2013, no valor de 25.000 euros. 
A distinção foi anunciada hoje, no mesmo dia em que é publicado o seu novo livro, "Uma escuridão bonita", com ilustrações de António Jorge Gonçalves. É também o segundo galardão que o escritor recebe este ano, depois do Prémio Fundação Nacional do Livro Infantil.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/ondjaki-vence-premio-jose-saramago=f839420#ixzz2joA0gxzG


Raymond Loewy – Google Doodle celebra 120º Aniversário do Designer

Raymond Loewy ( 1893-1986)  foi um dos mais  famosos designers industriais do Século XX, autor de dois logotipos que nos são familiares ainda hoje, os das empresas Exxon e Shell, designer de aeronoves, locomotivas,...

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Mia Couto é o vencedor Neustadt International Prize for Literature 2014

O autor, um dos mais importantes da África de língua portuguesa, é o primeiro escritor moçambicano a ser indicado para o "Nobel americano" .

Com um total de 30 livros editados, o galardão distingue toda a obra do escritor ao longo da sua vida, incluindo romances, crónicas, contos e poesia, encontrando-se traduzido em mais de 20 línguas. Terra Sonâmbula, oseu primeiro romance, foi publicado em 1992 e é considerado um dos 10 melhores livros africanos do século 20.

Em maio deste ano, o autor r
ecebeu o Prémio Camões, o mais importante de língua portuguesa, no valor de 100 mil euros.

Fonte: http://neustadtprize.org/noted-mozambican-author-mia-couto-wins-2014-neustadt-international-prize-literature/
Mia Couto, laureate of the 2014 Neustadt International Prize for Literature

Shakuntala Devi

(4/nov/1929 – 21/abril/2013)
Conhecida como o "computador humano", escritora, esta mulher indiana era um prodígio no cálculo matemático.
É homenageada pelo doodle de hoje no Google.