terça-feira, 30 de setembro de 2014

Siza Vieira vence prémio Fritz Hoger


Para o Museu Hombroich, na Alemanha, o tijolo foi o material de eleição de Siza

O arquitecto Álvaro Siza Vieira foi distinguido com o prémio máximo do Fritz Hoger Awards 2014 por excelência em arquitectura construída com tijolos, com o seu projecto do Museu Hombroich, na Alemanha.
A informação, divulgada hoje em sites de arquitetura, foi confirmada à agência Lusa por fonte do gabinete de Siza Vieira, que acrescentou ter tido conhecimento deste prémio na quarta-feira.
De acordo com a informação disponibilizada na Internet, foram submetidos a concurso mais de 500 trabalhos, de 70 candidatos, uma verdadeira amostra "transversal de arquitetura internacional".
O imóvel construído sob projecto do arquitecto, que foi prémio Pritzker em 1992, fica em Raketenstation, Hombroich, Neuss, na Alemanha, e tem as paredes revestidas com o mesmo tipo de tijolo dos edifícios existentes na fundação Hombroich.
Na sua declaração, o júri referiu que este pavilhão de Siza "exemplifica o uso soberano do tijolo na sua forma simples" no meio da paisagem alemã onde está inserido.
Foram ainda distinguidos projectos nas categorias ouro, prata e menção especial. Os Fritz Hoger Awards, que são atribuído de três em três anos, vão na terceira edição.
http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/siza-vieira-vence-premio-fritz-hoger-1670879#/0

Sem comentários:

Enviar um comentário