segunda-feira, 21 de março de 2016

Dia mundial da poesia

Dia Mundial da Poesia


A não perder esta iniciativa do jornal Observador. Ideia feliz, ótima escolha.

http://observador.pt/especiais/21-poemas-dia-mundial-da-poesia/

De todos e para apresentação, propomos, com a devida vénia e reconhecimento a Inês Lourenço, pelo texto e pela composição poética de Ricardo Reis. 

Inês Lourenço

“Não só quem nos odeia ou nos inveja”, de Ricardo Reis

Nos tempos que correm, apetece saborear esta ode pessoana, enquanto desafiante e sabotadora dos actuais estilos de vida e de pensamento. Vão pela borda fora os empreendedorismos, o ter cada vez mais e melhores coisas, os hedonismos vários e até os monoteísmos, que tantas guerras sangrentas proporcionam, seguindo o poema um paganismo sadio e ético. Claro, que há a questão das influências, horacianas, epicuristas, estóicas ou heraclitianas. Mas os grandes poetas são intemporais. Dão-nos sempre capacidade acrescida de respiração e de aceder a uma total liberdade, anulando as contingências do mundo.
Não só quem nos odeia ou nos inveja
Nos limita e oprime; quem nos ama
Não menos nos limita.
Que os deuses me concedam que, despido
De afectos, tenha a fria liberdade
Dos píncaros sem nada.
Quem quer pouco, tem tudo; quem quer nada
É livre; quem não tem, e não deseja,
Homem, é igual aos deuses.

domingo, 13 de março de 2016

Os livros não têm prazo de validade


Há coisas que têm prazo de validade: medicamentos, comida, bilhetes para espetáculos ou transportes, documentos, tantos outros... Porém,  livros e pessoas que escapam a esta norma têm que ter algo especial e marcar uma diferença que os retire da poeira do tempo.  Ver mais aqui:

https://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/os-livros-nao-tem-prazo-de-validade-1725975

segunda-feira, 7 de março de 2016

O encontro de Mangá/Anime...já foi.

A sala do Conhecimento e da Memória esteve cheia para ouvir, participar e rabiscar no Encontro de Mangá/Anime, no dia 2 de março na Escola Secundária José Estêvão.
O encontro realizou-e  no âmbito da parceria entre as bibliotecas escolares do concelho, em particular a ESJE e a Rede de Bibliotecas Escolares. 
Estiveram presentes alunos de diversas escolas do concelho, acompanhados pelos professores bibliotecários das sua escola e ainda o coordenador inter-concelhio das bibliotecas escolares e duas convidadas.
Foram intervenientes os designers da empresa Jankenpon  (www.jankenpon.com), Ricardo Andrade e Irís e, Jorge Tavares da empresa LampWave. Os participantes  do Encontro tiveram a  oportunidade de aprender algo mais sobre técnicas de desenho, técnicas narrativas, storyboards, guionismo, gaming e outras particularidades deste género de Banda Desenhada. Foi uma tarde divertida, tão divertida que a duração do encontro, prevista para 3 horas, rapidamente ultrapassou as 5 horas.