segunda-feira, 1 de outubro de 2018

PEPETELA homenageado na «ESCRITARIA» de Penafiel

Ver a imagem de origem

Entre 1 e 7 de outubro decorre a 11ª edição desta iniciativa, cujo programa integra conferências, intervenções em paredes, passeios, ruas, praças, teatro, feira do livro, exposições, atividades nas escolas do concelho. 
Tudo em torno da obra de um dos mais importantes escritores de Língua Portuguesa, angolano,  autor de trinta títulos, entre  romances, teatro, crónicas.
Depois de Urbano Tavares Rodrigues, José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Mia Couto, António Lobo Antunes, Mário de Carvalho, Lídia Jorge, Mário Cláudio, Alice Vieira e Miguel Sousa Tavares é agora a vez de destacar a vida e a obra de Pepetela, voltando, de novo, ao encontro da Lusofonia, após a homenagem ao moçambicano Mia Couto.
 
Nestes dias, Penafiel transforma-se na cidade de Pepetela, cujo nome é Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, que nasceu em Benguela, Angola, em 1941 e que apresenta uma vasta obra literária.
Uma parte significativa da sua obra só foi lançada depois do exílio, destacando-se livros como Muana Puó (1978), As aventuras de Ngunga (1979), A geração da utopia (1992), Parábola do cágado velho (1996) e A gloriosa família (1997).
A atribuição do Prémio Camões, em 1997, viria a confirmar a importância da sua obra e o destaque que ocupa na literatura lusófona.
 
Em Penafiel, o escritor angolano vai lançar o seu novo livro, Sua Excelência, de Corpo Presente.
 
Nesta 11.ª edição da Escritaria, haverá uma verdadeira transformação da cidade em torno do escritor homenageado e da sua obra, que estará a “contaminar” Penafiel nas ruas, montras das lojas, exposições, arte de rua, no teatro e na música, entre outras novidades que brevemente serão apresentadas, tornando impossível a qualquer pessoa não “tropeçar” ou no autor de carne e osso, ou na sua escrita.
Vários atores e alunos das escolas vão interpretar, em vários cantos e recantos da cidade, textos de Pepetela, ao mesmo tempo que as fachadas dos prédios e outros locais da cidade vão mostrar a sua obra e torná-la até portátil em caixas de leitura, sign floors, e muitos outros materiais que com textos de Pepetela podem ser levados para casa e partilhados com família e amigos.
Escritaria é o único festival literário, que se dedica a homenagear um escritor vivo de língua portuguesa e onde a cidade se transforma por uns dias na sua própria cidade.
Pepetela deixará ainda uma frase que marcará a cidade, à semelhança dos autores homenageados nas edições anteriores, contribuindo para que Penafiel continue a ser, cada vez mais, uma cidade “contaminada” pela literatura.

Sem comentários:

Enviar um comentário