quinta-feira, 23 de abril de 2020

23 de Abril - Dia Mundial do Livro.

Se este ano for complicado ir às bibliotecas, fácil será oferecer um livro. Vá à livraria da sua zona ou encomende online, e envie um livro a quem mais gosta.
Se for impossível, fale, escreva e que o assunto seja livros, leitura, autores e sugestões de leitura


“Quanto a mim, muito me agrada a ideia de tratar o hábito da leitura de livros como um dever moral e fraterno, face ao próximo”
Olga Tokarczuk, Viagens
“Há livros pelos quais deslizamos ao de leve, esquecendo-nos das páginas, à medida que as vamos passando; há outros que lemos com reverência, sem nos atrevermos a concordar com eles ou a discordar deles; outros, ainda, que, porque os amámos tanto e durante tanto tempo, somos capazes de recitar palavra a palavra, dado que os sabemos de cor – sabemo-los com o coração.”
Alberto Manguel, Um Diário de Leituras




“Um livro no coração. Todos somos Livros.” Cartaz de Mariana Rio.
Num ano conturbado em que, na cadeia do livro, todos somos precisos – escritor e ilustrador, editor, tradutor, revisor, designer, gráfica, distribuidora, livraria, mediador, biblioteca e, sobretudo neste momento, o LEITOR -, a ilustradora e designer Mariana Rio (Menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração em 2019) concebeu a imagem do cartaz.
O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Neste dia, comemora-se também o Direito de Autor.
Esta data foi escolhida com base na tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge, e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do heróico cavaleiro. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare, Cervantes e Garcilaso de La Vega, falecidos em Abril.

Um livro no coração. Todos somos Livros.




Sem comentários:

Enviar um comentário