quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Comemorações dos 120 anos do nascimento de Almada Negreiros

 
Comemoram-se este ano os 120 anos do nascimento de José de Almada Negreiros e os 100 anos do nascimento de Almada, o artista.
 
Foi em 1913, nos salões da Escola Internacional de Lisboa, que o mundo viu nascer o artista Almada, figura ímpar da vanguarda portuguesa. Nenhum outro do seu tempo, na verdade  qualquer tempo, foi tão prolífico na exploração dos vários níveis de expressão artística no virtuosismo com que neles se exprimiu. Almada Negreiros foi um artista multimédia avant la lettre. É esse talento único que  se celebra, relembrando-o e  revisitando-o com um vasto conjunto de iniciativas onde se incluem edições de livros (Assírio & Alvim e Babel), espetáculos de teatro, visitas guiadas às suas intervenções de arte pública na cidade de Lisboa, performances, leituras, um Colóquio Internacional na Fundação Calouste Gulbenkian, exposições, tertúlias, ciclos de filmes e até um monumento de grandes dimensões, nascido de um desenho do artista, a erigir no novo espaço da Ribeira das Naus.
A obra de Almada Negreiros inclui um conjunto múltiplo de trabalhos plásticos e literários, marcados pelo estilo de alguém que cultivou, em múltiplas direções, a mais vibrante das formas de comunicação.
 
Neste ano de 2013, em que se celebram os 120 anos do seu nascimento e os 100 anos da sua primeira exposição individual, vamos conhecê-lo, reencontrando a sua vasta obra, Almada Negreiros pintor, poeta, bailarino, dramaturgo, conferencista, desenhador, vitralista, romancista, ensaísta, crítico de arte, e tudo!
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário