De entre 41 ilustradores de todo o mundo, a portuguesa Catarina Sobral venceu oprémio internacional de ilustração, atribuído pela Feira do Livro Infantil de Bolonha (Itália), com o livro O meu avô, foi esta quarta-feira anunciado.
O prémio, no valor de 21 mil euros, é patrocinado pela editora Fundación SM e destina-se a jovens ilustradores que tenham sido seleccionados para a exposição anual de ilustração da Feira do Livro Infantil, que está a decorrer em Bolonha; é a mais importante feira de negócios do mercado livreiro de literatura para crianças e jovens e termina na quinta-feira.
A autora portuguesa, que já publicou três livros para a infância e juventude, foi premiada entre 41 ilustradores de todo o mundo, com menos de 35 anos, que participaram na exposição.
O júri do prémio, que integrou Roger Mello (Brasil), Sophie Van der Linden (França) e Pablo Núñez (Espanha), elogiou na obra de Catarina Sobral "a referência à tradição gráfica dos anos 1950, com uma interpretação contemporânea, e a composição da imagem baseada em básicas figuras geométricas".
Além de O meu avô – que deverá ser editada em língua espanhola pela Fundacion SM – , Catarina é autora dos livros Greve e Achimpa.
Sem comentários:
Enviar um comentário