sábado, 20 de fevereiro de 2016

Histórias com Ciência na Biblioteca Escolar

Na passada 4ª feira assinou-se na Sala de Atos da Reitoria da Universidade de Aveiro um memorando de entendimento que celebra a parceria entre a Rede de Bibliotecas Escolares, as escolas secundárias da cidade e a Universidade de Aveiro para a realização de um ciclo de conferências envolvendo ciência e bibliotecas escolares.
A notícia completa está aqui:


No dia 17 de fevereiro de 2016, pelas 11h30, foi assinado o memorando de entendimento entre a Universidade de Aveiro (UA), a Rede de Bibliotecas Escolares (programa do Ministério da Educação) e quatro agrupamentos escolares do concelho de Aveiro, na Sala do Senado (edifício da Reitoria). O objetivo é a realização de um ciclo de conferências no âmbito da História das Ciências, a decorrer nas bibliotecas das escolas secundárias José Estêvão, Dr. Mário Sacramento, Homem Cristo e Dr. Jaime Magalhães Lima. As sessões deste primeiro ano, decorrerão entre fevereiro e maio e feita a avaliação, poderão prolongar-se para o ano letivo de 2016.2017,  prevendo-se o seu início para o 1º período letivo.
Na base da assinatura deste memorando de entendimento esteve a vontade conjunta da UA e da Rede de Bibliotecas Escolares de promover a divulgação científica, designadamente a investigação realizada na UA, bem como alargar a cultura científica junto de um público pré-universitário, tendo como centro a Biblioteca Escolar. 
Para além do Vice-Reitor José Fernando Mendes, em representação da UA, na cerimónia de assinatura do documento estará igualmente a Dra. Manuela Santos Silva, na qualidade de Coordenadora do Gabinete Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares, bem como os representantes dos quatro agrupamentos escolares: Agrupamento de Escolas de Aveiro (Dr. Carlos Magalhães), Agrupamento Dr. Mário Sacramento (Dr. Mário Lavrador), Agrupamento de Escolas José Estêvão (Dr. Fernando Santos) e Agrupamento de Escolas de Esgueira (Dra. Helena Libório).
O Ciclo de Conferências, destinado aos alunos do ensino secundário, intitula-se “Histórias com Ciência na Biblioteca Escolar” e integra as seguintes sessões:
As plantas na Lírica e na Épica de Camões. (Jorge Paiva / Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra)
Astrónomos amadores - paixões sem limites?  (Vítor Bonifácio / UAveiro-DF/CIDTFF)
O unicórnio e o bezoar: entre o mito e a realidade. (António Andrade / UAveiro-DLC/CLLC)
A história da sífilis: o nascimento de uma doença. (Carlos de Miguel Mora / UAveiro-DLC/CLLC)
“Phonographo que no domingo se apresentou constipado e rouco, apresentou-se na segunda feira claro e nítido como nunca” - O fonógrafo e a sua presença no ensino e na popularização da ciência (século XIX). (Isabel Malaquias / UAveiro-DF/CIDTFF)
Livros portugueses de aritmética nos Descobrimentos. (Teresa de Jesus Costa Pereira Caracol Clain, Grupo de História da Matemática, CIDMA – UA)
Problemas Reais – Soluções Matemáticas Históricas. (Hélder Pinto, Grupo de História da Matemática, CIDMA – UA).

A coordenação do ciclo de conferências é da responsabilidade do Prof. António Andrade, docente do Departamento de Línguas e Culturas e investigador no Centro de Línguas, Literaturas e Culturas, e do Coordenador Interconcelhio José Saro, do Ministério da Educação, estando a organização do evento a cargo destes dois elementos, mas também dos professores da UA Helmuth Malonek (Departamento de Matemática e investigador no Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações), Isabel Malaquias e Vítor Bonifácio (Departamento de Física e investigadores no Centro de Investigação Didática em Tecnologia e Formação de Formadores).

Sem comentários:

Enviar um comentário